Rádio Câmara

Kalimba

Premiados AFRIMA 2022 [1/2]: Brasil e Nigéria

Premiados AFRIMA 2022 [1/2]: Brasil e Nigéria

05/02/2023 - 14h00

  • Premiados AFRIMA 2022: Brasil e Nigéria - BLOCO UNICO

  • Premiados AFRIMA 2022: Brasil e Nigéria - BLOCO 1

  • Premiados AFRIMA 2022: Brasil e Nigéria - BLOCO 2

  • Premiados AFRIMA 2022: Brasil e Nigéria - BLOCO 3

  • Premiados AFRIMA 2022: Brasil e Nigéria - BLOCO 4

Kalimba, a música da música da África contemporânea abre a temporada 2023.

Nesta primeira edição é hora de mostrar, em dois programas, os vencedores do prêmio AFRIMA - All Africa Music Awards 2022 em sua oitava edição. Uma premiação que contempla exclusivamente a música da África, com dez categorias regionais e vinte e nove categorias continentais (melhor canção, melhor álbum, artista do ano, melhor produtor etc.).

A entrega foi na noite de 15 de janeiro de 2023, em Dakar, capital do Senegal, com uma grande notícia:  o Brasil levou uma estatueta, na categoria de Melhor Artista Global interpretando música da África. A vencedora foi Anitta, em parceria com o astro Dadju (foto), da República Democrática do Congo, com a canção Mon soleil.

O país mais contemplado este ano foi a Nigéria.  Venceu nas 15 categorias principais e uma regional. Vamos conferir esse banho nigeriano com Burna Boy   (artista do ano e  de melhor álbum), Davido (cinco estatuetas, entre elas a de melhor canção Popmelhor parceria e melhor música eletrônica), Asake (revelação do ano), Tems (trilha sonora de Wakanda Forever, da Marvel), entre outros.

Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES