Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Parlamento se prepara para as sessões de posse dos novos deputados e eleição da mesa diretora da Câmara

31/01/2023 -

  • Entrevista - Leo Van Holthe

Nesta quarta-feira, dia primeiro de fevereiro, a Câmara dos Deputados realiza duas sessões preparatórias marcando o início da 57ª legislatura, ou seja, pelos próximos quatro anos. Pela manhã, acontece a posse dos 513 deputados eleitos, muitos dos quais continuam no exercício do mandato desde legislaturas passadas, e à tarde será realizada a eleição dos 11 cargos da mesa diretora, a começar pelo presidente, passando pelos dois vices, quatro secretários e quatro suplentes.

O consultor legislativo Leo Van Holthe recorre ao regimento interno da Câmara para observar que o próprio atual presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL) poderá presidir as sessões preparatórias, já que foi reeleito para mais um mandato. Ele vai solicitar o auxílio de quatro secretários, que devem ser escolhido preferencialmente de partidos diferentes.

A sessão de posse inclui o reconhecimento dos diplomas expedidos a todos os eleitos pela Justiça Eleitoral, a proclamação dos nomes parlamentares, e em seguida a chamada pela qual cada parlamentar ratifica o juramento.

Já na sessão de eleição da mesa, a votação é feita ao mesmo tempo para todos os cargos, mas os demais postos serão apurados apenas após a definição do nome do novo presidente da Câmara, segundo explica Leo Van Holthe.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo