Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Crescimento da bancada feminina na Câmara é lento mas será constante, e reflete a diversidade social

30/01/2023 -

A nova Câmara dos Deputados, que inicia seus trabalhos neste dia primeiro de fevereiro, reflete cada vez mais a variedade da composição da sociedade brasileira, especialmente pelo aumento da bancada feminina. Na opinião do consultor legislativo Márcio Rabat, o aumento da diversidade é um caminho construído com mais lentidão do que o necessário, mas não tem volta.

Ele avalia que o sistema político e eleitoral brasileiro não dificulta a entrada de novos atores, mas também não oferece estímulos, como em outros países em que a composição do parlamento chega a ser igualitária. Segundo o consultor, a presença maior de deputadas acaba servindo também para fortalecer a apresentação de novas propostas de valorização da participação feminina na vida política nacional, a começar pelos municípios, já que há muitas câmaras de vereador que não têm nenhuma mulher em sua composição.

Já com relação a outras minorias, como os negros e indígenas, Márcio Rabat aponta que há certas peculiaridades. Os pretos e pardos têm uma participação relativamente grande nas casas legislativas municipais, mas têm mais dificuldades em cargos mais altos na hierarquia dos partidos, enquanto os indígenas precisam de políticas afirmativas próprias, já que representam uma parcela bastante reduzida da população.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo