Rádio Câmara

Salão Verde

Ministério dos Povos Indígenas e nova Funai

Ministério dos Povos Indígenas e nova Funai

16/01/2023 - 12h00

  • Ministério dos Povos Indígenas e nova Funai

No segundo programa seguido sobre as ações socioambientais efetivas do novo governo Lula, Salão Verde destaca a reviravolta na política indigenista do Brasil. Conheça os efeitos práticos da criação do Ministério dos Povos Indígenas, da recriação do Conselho Nacional de Política Indigenista e da reestruturação da nova Funai, rebatizada de Fundação Nacional dos Povos Indígenas e sob o histórico comando de uma mulher indígena. As ações federais passam a valorizar as áreas ocupadas por povos tradicionais como estratégia de proteção da biodiversidade e mitigação da crise climática. O quadro “GeoLógicas” reforça essa tendência ao detalhar a publicação do MapBiomas “O papel das Terras Indígenas na proteção das florestas”: enquanto o Brasil perdeu 69 milhões de hectares de vegetação nativa entre 1990 e 2020, as Terras Indígenas ajudaram a conservar 110 milhões de hectares de florestas. Também relembre as denúncias de entidades indigenistas sobre a recente escalada de violência contra os povos tradicionais e o desmonte das políticas públicas da área. Foto: Sônia Guajajara (Fonte - Valter Campanato - Agência Brasil)

Pontos de vista nesta edição: presidente Luiz Inácio Lula da Silva; Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas; Joenia Wapichana, presidente da Funai; Célia Xakriabá, deputada eleita (PSOL-MG); César Diniz, coordenador de mapeamento do MapBiomas; Luana de Almeida, funcionária da Funai e coordenadora da Indigenistas Associados; Anildo Lulu, coordenador da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB); e Mônica Carneiro, diretora do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (SINDSEP-DF).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.