Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Carmen Zanotto: Deputada destaca garantia de pagamento do piso salarial da Enfermagem

23/12/2022 - 08h00

  • Entrevista - Dep. Carmen Zanotto (Cidadania-SC)

Relatora da Comissão Externa que acompanhou as ações de combate à pandemia do coronavírus, a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) (Cidadania-SC) destacou o papel da comissão em um período complexo, no exame de questões como a falta de álcool gel, a liberação de recursos e a discussão sobre vacinas e apontou que 12 projetos se transformaram em leis. Entre as recomendações feitas no parecer final da comissão, a parlamentar cita o fortalecimento das ações do Sistema Único de Saúde (SUS) e da indústria farmacêutica nacional.

Ela ressaltou o papel da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), assim como o da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Butantan no combate à pandemia. A deputada Carmen Zanotto informou que a equipe de transição do futuro governo está examinando como solucionar o problema da demanda reprimida por cirurgias eletivas e exames por conta da pandemia. Zanotto lamenta que o orçamento para procedimentos de média e alta complexidade seja pequeno e acrescenta que a inflação da área de saúde é sempre maior do que os índices gerais.

A parlamentar elogia a atuação dos profissionais de saúde durante a pandemia, um gancho para comemorar a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição que garantiu o pagamento do piso salarial da Enfermagem. Carmen Zanotto relembrou todo o processo da aprovação do piso e afirmou que ele servirá de parâmetro para a luta de outras categorias profissionais.

Apresentação - Cláudio Ferreira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo