Rádio Câmara

Kalimba

Festival Latinidades (reprise)

Festival Latinidades (reprise)

29/01/2023 - 14h00

  • Festival Latinidades 2022 - BLOCO ÚNICO

  • Festival Latinidades 2022 - BLOCO 1

  • Festival Latinidades 2022 - BLOCO 2

  • Festival Latinidades 2022 - BLOCO 3

Nesta edição, Kalimba apresenta o Festival Latinidades 2022.  Na programação,  desfiles de moda, culinária, literatura, palestras formativas e, é claro, shows de  música da África feita no Brasil, por mulheres africanas e brasileiras. O programa destaca três participações no festival.

A primeira é a sul-africana Nduduzo Siba, que vive no Brasil desde 2013, mas logo ao chegar ao país foi presa. Dentro da Penitenciária Feminina de São Paulo ela despertou para a arte, ensinando dança zulu e as músicas de sua tradição.  Beneficiada por um indulto, saiu da prisão em 2018 e iniciou a carreira de cantora, atriz e artesã.  Nduduzo continua a luta contra sua expulsão do Brasil e pelos direitos das mulheres encarceradas.

A segunda atração é a cantora camaronesa Veeby  (Vanessa Kanga), que mora no Canadá. Veeby  transita entre o jazz, RnB, soul e, recentemente, no Afrosoul e Hip hop.

Fechando o programa, toda a vibração da primeira banda brasileira de Afrobeat formada só por mulheres negras e não binárias:  Funmilayo Afrobeat Orquestra (foto), cujo nome resgata a memória da professora e militante nigeriana Funmilayo Ransome-Kuti, mãe de Fela Kuti, o criador do Afrobeat.

Texto e apresentação - Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos - Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES