Kalimba
Festival Latinidades (reprise)

29/01/2023 - 14h00
-
Festival Latinidades 2022 - BLOCO ÚNICO
-
Festival Latinidades 2022 - BLOCO 1
-
Festival Latinidades 2022 - BLOCO 2
-
Festival Latinidades 2022 - BLOCO 3
Nesta edição, Kalimba apresenta o Festival Latinidades 2022. Na programação, desfiles de moda, culinária, literatura, palestras formativas e, é claro, shows de música da África feita no Brasil, por mulheres africanas e brasileiras. O programa destaca três participações no festival.
A primeira é a sul-africana Nduduzo Siba, que vive no Brasil desde 2013, mas logo ao chegar ao país foi presa. Dentro da Penitenciária Feminina de São Paulo ela despertou para a arte, ensinando dança zulu e as músicas de sua tradição. Beneficiada por um indulto, saiu da prisão em 2018 e iniciou a carreira de cantora, atriz e artesã. Nduduzo continua a luta contra sua expulsão do Brasil e pelos direitos das mulheres encarceradas.
A segunda atração é a cantora camaronesa Veeby (Vanessa Kanga), que mora no Canadá. Veeby transita entre o jazz, RnB, soul e, recentemente, no Afrosoul e Hip hop.
Fechando o programa, toda a vibração da primeira banda brasileira de Afrobeat formada só por mulheres negras e não binárias: Funmilayo Afrobeat Orquestra (foto), cujo nome resgata a memória da professora e militante nigeriana Funmilayo Ransome-Kuti, mãe de Fela Kuti, o criador do Afrobeat.
Texto e apresentação - Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos - Marinho Magalhães