Kalimba
Orchestre Poly-Rytmo de Cotonou (reprise)

22/01/2023 - 14h00
-
Orchestre Poly-Rytmo de Cotonou - BLOCO ÚNICO
-
Orchestre Poly-Rytmo de Cotonou - BLOCO 1
-
Orchestre Poly-Rytmo de Cotonou - BLOCO 2
-
Orchestre Poly-Rytmo de Cotonou - BLOCO 3
Nesta edição Kalimba orgulhosamente apresenta o som, a força e o balanço da Orchestre Poly-Rhytmo de Cotonou, diretamente do Benin.
A história da música da África passa em sua origem pelas grandes orquestras surgidas nas décadas de 50, 60 e 70, principalmente na África ocidental.
A Orchestre Poly-Disco surgiu no Benin, em 1966, combinando guitarras e metais do Jazz e da salsa com a percussão das cerimônias Vudu. Ela deu origem à Tout Puissant (toda poderosa) Orchestre Poly-Rytmo de Cotonou. O resultado foi a antecipação do que seriam o Afrobeat, o Afrojazz e o AfroSoul nos anos 70 com Fela Kuti e Manu Dibangu. Em vinte anos gravaram mais de 500 músicas.
Nos anos 80, após o falecimento de alguns músicos fundadores, a Poly-Rytmo interrompeu suas atividades. Voltou em 2009 com uma excursão pela Europa e o relançamento de coletâneas com antigas gravações dos anos 70 e 80, inclusive no moderno formato vinil. Suas últimas produções foram o álbum Cotonou Club, de 2011, e Madjafalao, lançado em 2016.
Texto e apresentação: Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Marinho Magalhães