Rádio Câmara

Reportagem Especial

Direitos Humanos e Sociais na Pandemia - Capítulo 2 - Reprise

19/04/2022 - 08h00

  • Direitos Humanos e Sociais na Pandemia - Capítulo 2

Capítulo 1

Cerca de dois milhões de imigrantes e refugiados vivem no Brasil. Pessoas que fugiram de situações de grave crise humanitária. Nos dois últimos anos, além do desafio de adaptação à nova terra, esses imigrantes enfrentaram problemas decorrentes da pandemia. A situação dos imigrantes abre a série sobre Direitos Humanos e Sociais na pandemia.

Capítulo 2

O impacto econômico da pandemia agravou a crise de direitos humanos no país ao ampliar a desigualdade e a vulnerabilidade de alguns grupos de pessoas. É o caso da população em situação de rua que aumentou em todo o país nesse período. Algumas propostas legislativas visam melhorar a vida dessas pessoas.

Entrevistas neste capítulo:  André Soler, fotógrafo e presidente da ONG São Paulo Invisível; deputada Rosângela Gomes (Republicanos-RJ); deputado Nilto Tatto (PT-SP); padre Júlio Lancelotti, da Pastoral do Povo de Rua/SP.

Capítulo 3

Entre os efeitos perversos da pandemia está o crescimento do contingente de jovens entre 15 e 29 anos que deixaram de estudar e trabalhar, o que se convencionou chamar de geração “nem-nem”. Eles tiveram sua inserção social, educacional e profissional comprometida nesse período. A reportagem mostra dados que compõem esse panorama e aponta os principais desafios. Entre eles, a necessidade de que a juventude participe da formulação de políticas públicas destinadas aos jovens.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h