Rádio Câmara

Reportagem Especial

Assédio x Importunação - Capítulo 2 (reprise)

31/01/2023 - 00h00

  • Assédio x Importunação - Capítulo 2

Capítulo 1

Você sabe diferenciar situações de violência no trabalho ou fora dele, como o assédio sexual, a importunação sexual e o assédio moral? Advogados explicam e exemplificam casos de assédio e importunação. Psicólogos apresentam os efeitos desse tipo de violência contra mulheres e homens. E especialistas falam sobre como fazer denúncias.

Capítulo 2

Estudiosos mostram a diferença entre assédio moral e sexual, duas práticas que, infelizmente, estão presentes em muitos ambientes de trabalho. Eles também abordam essas questões em conformidade com os padrões éticos dentro das empresas, o chamado compliance.

Entrevistas neste capítulo: André Costa, advogado e especialista na área de compliance; Fernando Kede, advogado e especialista na área de compliance; Rafael Lara Martins, advogado e mestre em relações trabalhistas.

Capítulo 3

Conforme vai se alterando o comportamento social, ele exige uma resposta por parte do Direito. Não é diferente em relação aos diversos tipos de assédio. O Poder Legislativo também vem tentando adotar providências para melhorar a convivência social. Especialistas mostram como é a relação entre assédio e padrões de comportamento.

Capítulo 4

Como a sociedade pode enfrentar problemas como o assédio e a importunação sobre homens e mulheres? Psicólogos afirmam que pessoas em posição de poder sempre têm a oportunidade de serem assediadores sexuais e fazerem vítimas. As mulheres cada vez mais denunciam a agressão. Já os homens começam a superar o preconceito e também relatam abusos.

Capítulo 5

A boa estruturação dos canais de denúncia é uma providência importante para enfrentar situações de diversos tipos de assédio. Algumas unidades da federação incluíram o assédio como infração disciplinar. Deputados de diversos partidos fazem sugestões sobre outras medidas a serem tomadas.

Produção - João Paulo Florêncio e Lucélia Cristina

Trabalhos técnicos - Tony Ribeiro

Edição - Claudio Ferreira

Reportagem e apresentação - Eduardo Tramarim

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h