Rádio Câmara

Salão Verde

Retrospectiva socioambiental 2022

Retrospectiva socioambiental 2022

19/12/2022 - 12h00

  • Retrospectiva socioambiental 2022

Salão Verde passa a limpo o ano de 2022 do ponto de vista socioambiental, com repercussão na Câmara dos Deputados. Em evidente marcha das mudanças climáticas, o Brasil conviveu com enchentes e secas severas desde o início do ano. Apesar de números divergentes, o desmatamento manteve a sina de devastação, sobretudo na Amazônia. Outros crimes ambientais estamparam as páginas policiais, como os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, além da tragédia humanitária na Terra Indígena Yanomami. Diante da “maior encruzilhada ambiental desde a redemocratização”, artistas e sociedade civil promoveram, em março, mobilização inédita no Congresso Nacional, batizada de “Ato pela Terra”. Nos 30 anos da Rio-92, o programa também destaca os resultados da cúpula climática do Egito (COP-27), em novembro, e a perspectiva de reviravolta nas políticas socioambiental e climática do Brasil a partir das eleições de outubro. Salão Verde ainda mostra avanços na legislação ambiental: novo marco legal da micro e minigeração distribuída de energia (Lei 14.300/22), ratificação da Emenda de Kigali (Decreto Legislativo 95/22) e Política Nacional de Qualidade do Ar (PL 10.521/18), aprovada na Câmara mas ainda pendente de votação no Senado.

Pontos de vista nesta edição: Aziz Ab’Saber, geógrafo e ambientalista na Rio-92; Beto Marubo, coordenador da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja); Caetano Veloso; Estevão Senra, analista do Instituto Socioambiental (ISA); Fernando Rocha Nogueira, coordenador do Laboratório de Gestão de Risco da Universidade Federal do ABC Paulista; Junior Yanomami, integrante da Associação Hutukara; Luiz Inácio Lula da Silva; Nádia Duarte Marini, psicóloga dos Médicos Sem Fronteira; Paulo Emílio de Miranda, presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2); Pedro Aguiar, pesquisador do Instituto Guaicuy; e Pedro Fialho, líder comunitário em Brumadinho-MG. Deputados Carlos Veras (PT-PE), Claudio Cajado (PP-BA), Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) e Rodrigo Agostinho (PSB-SP). Deputados eleitos Amon Mandell (Cidadania-AM) e Célia Xakriabá (PSOL-MG).

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.