Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Helder Salomão: Comissão cobra repactuação mais justa de acordos a vítimas do desastre de Mariana

06/12/2022 -

  • Entrevista - Dep. Helder Salomão (PT-ES)

A Comissão Externa que acompanha as consequências do desastre na barragem de Fundão, em Mariana (MG), faz audiência pública para discutir como anda o atendimento às vítimas do acidente ecológico e a reparação ambiental da área atingida.

O relator, deputado Helder Salomão (PT-ES), fez um parecer com 84 recomendações, entre elas, uma maior participação dos atingidos nas decisões e a destinação de parte dos recursos diretamente para eles, e não só aos estados e municípios. O parlamentar recomenda uma reparação justa nas áreas econômica, ambiental, social e sanitária em relação ao desastre que atingiu 40 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo. Ele acrescentou que, além das pessoas diretamente afetadas pelo rompimento da barragem, outras tiveram problemas de saúde posteriormente por causa da lama tóxica que se espalhou.

O deputado Helder Salomão defende uma reparação ampla e continuada, sem ações pontuais. Ele também quer evitar uma situação parecida com a reparação ao desastre de Brumadinho, também em Minas, pois tem denúncias de que parte dos recursos foi utilizada em áreas não atingidas pelo desastre.

Apresentação – Claudio Ferreira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo