Rádio Câmara

Reportagem Especial

Linguagem Neutra - Capítulo 1 (reprise)

05/12/2022 - 00h00

  • Linguagem Neutra - Capítulo 1

Capítulo 1

No tempo que você passa nas redes sociais já deve ter se deparado com o uso do plural neutro em termos que não constam do dicionário de língua portuguesa. Tem gente que se comunica usando “todes”, “benvindes” ou “amigues”. São novos termos empregados por pessoas que não se consideram representadas pelos pronomes masculino ou feminino. É a chamada linguagem neutra, um questionamento que vem sendo colocado por essas pessoas à linguagem padrão.

Entrevistas neste capítulo: Rodrigo Borba, professor do programa de pós-graduação de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro; André Fischer, diretor do Festival MixBrasil; Eduardo Vieira, presidente da Associação Brasileira de Pais pela Educação; Tânia Manzur, professora do Instituto de Relações Exteriores da Universidade de Brasília; e a deputada Chris Tonietto (PSL-RJ).

Capítulo 2

Especialistas e parlamentares avaliam se a inclusão da linguagem neutra deve ou não ser discutida em salas de aula, se prejudica a aprendizagem e se tem fundamento ideológico.

Capítulo 3

Especialistas e uma parlamentar discutem a aplicação de outra vertente em evolução na comunicação contemporânea: a linguagem inclusiva.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h