Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Capitão Alberto Neto: Relatório do deputado Capitão Alberto Neto amplia crédito consignado aos servidores para 40% do salário

22/11/2022 -

  • Entrevista - Dep. Capitão Alberto Neto (PL-AM)

O deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM) está apresentando seu relatório para a medida provisória que aumenta para 40% a margem de crédito consignado para servidores públicos federais, e a expectativa é de que a votação aconteça ainda nesta semana. O parlamentar explica que o consignado é uma opção inteligente para quem precisa de empréstimo, porque os juros são menores devido à ausência de risco, já que os valores são descontados diretamente na folha de pagamento.

No entendimento do deputado, durante a pandemia muitas pessoas enfrentaram dificuldades econômicas, e o salário do servidor acabou servindo de esteio para as famílias. O consignado, segundo ele, é a modalidade de empréstimo ideal para o funcionalismo público, que em geral detém uma educação financeira, porque ajuda a organizar as contas dos domicílios caso seja utilizado de maneira correta, sem acumular com outros contratos junto a instituições que cobram juros acima das taxas normais.

Desta forma, Capitão Alberto Neto considera que o crédito consignado é uma forma de evitar o superndividamento, já que estabelece um limite do salário para o comprometimento com empréstimos. Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio mostra que perto de 80% das famílias brasileiras estão endividadas.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE