Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Tereza Nelma: Enfrentamento da violência contra a mulher no país depende de rede de proteção

21/11/2022 -

  • Entrevista - Dep. Tereza Nelma (PSD-AL)

Mesmo com a aprovação de diversas leis que buscam enfrentar a violência contra a mulher, os casos têm aumentado no Brasil, o que revela a falta de uma rede efetiva de proteção às mulheres, segundo o entendimento da deputada Tereza Nelma (PSD-AL) que está à frente da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados. A parlamentar defende uma estrutura que possibilite o encaminhamento a serviços de acolhimento, citando que atualmente há menos de 400 delegacias de atendimento especializados e, ainda menos, 139 varas judiciais específicas em todo o país.

Para a congressista, a legislação aprovada recentemente precisa ser apoiada pelos órgãos públicos, mas também pelas organizações da sociedade civil. A deputada aponta ainda que os índices de violência têm crescido não apenas pelo aumento efetivo no número de casos, mas também pela maior divulgação dos episódios de violência física ou psicológica e dos feminicídios.

A Câmara dos Deputados participa da campanha dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, que no Brasil tem cinco dias a mais do que no resto do mundo. Instituído mundialmente há 31 anos, a ação é apoiada pelo Congresso Nacional com diversos eventos, como seminários e debates, a começar pela sessão solene que homenageia o dia da consciência negra e incluindo a comemoração, também, da declaração universal dos direitos humanos, no início de dezembro.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo