Rádio Câmara

Kalimba

AFRIMA 2022 - Jazz

AFRIMA 2022 - Jazz

20/11/2022 - 14h00

  • AFRIMA 2022 - Jazz - BLOCO ÚNICO

  • AFRIMA 2022 - Jazz - BLOCO 1

  • AFRIMA 2022 - Jazz - BLOCO 2

Kalimba  prossegue na cobertura do prêmio AFRIMA - All Africa Music Awards, em 2022 na sua oitava edição. O AFRIMA é o prêmio mais importante da música da África, e é promovido pela União Africana, a organização de reúne os governos dos países do continente.

Todo mundo sabe que o Jazz tem um DNA africano, embora tenha surgido nas Américas. Nasceu nos Estados Unidos como Jazz, no Brasil como Choro, no Caribe em diversos ritmos, sempre a partir dos músicos afrodescendentes. No século XX o Jazz atravessou o oceano de volta a seu berço africano, e lá se reinventou, pelas mãos de Fela Kuti, Tony Allen, Mano Dibango, Hugh Masekela, Abdullah Ibrahim e também com as grandes orquestras.

Este ano, entre os nomeados  à estatueta de Melhor Artista ou Grupo de Jazz do AFRIMA estão nomes  consagrados e jovens talentos. Como sempre, as indicações vêm da África do Sul (Kelvin Momo e Jay Sax, acompanhados do Grupo TBO, Thapelo Lekoane), Etiópia (Addis Legesse, Gutu Abera, grupo Jano Band), Nigéria (Made Kuti e The Cavemen) e Camarões (Franck Biyong), tradicionais celeiros do Jazz africano, marcam presença, além dos países de língua portuguesa, como Moçambique (Jimmy Dludlu [foto]) e Cabo Verde (Élida Almeida).

 

Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Carlos Augusto

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES