Rádio Câmara

Salão Verde

Alternativas de água e energia mundo afora

Alternativas de água e energia mundo afora

05/12/2022 - 12h00

  • Alternativas de água e energia mundo afora

Salão Verde faz um giro pelo mundo de olho nas alternativas de cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ligados a abastecimento de água e energia limpa. O foco está nas ações em curso para superar as dificuldades enfrentadas por países pobres e em desenvolvimento. Conheça o drama da Ásia Central, onde as mudanças climáticas reduzem as geleiras que alimentam o Mar de Aral e os poucos rios da região. No Oriente Médio, a dessalinização da água do Golfo Pérsico tem sido alternativa restrita a nações ricas. A África enfrenta condições climáticas adversas, políticas públicas frágeis e fatores macroeconômicos críticos em busca da universalização de água potável e ampliação das fontes de energias solar e eólica. Tecnologias sociais são opções nas Américas. Tais experiências foram mostradas em recente simpósio sobre soluções sustentáveis em água e energia, promovido por Itaipu Binacional e Departamento da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais (UNDESA) com a participação de representantes de 21 países. Salão Verde ainda resgata o projeto de kits de luz solar que iluminam as noites de comunidade quilombola isolada na Chapada dos Veadeiros-GO.

Pontos de vista nesta edição: Hazir Farouk Abdelraheem, professora e pesquisadora da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sudão; Doris Edem Agbevivi, analista da Comissão de Energia de Gana; Sanoy Boyzoda, representante do Tajiquistão no Comitê Executivo do Fundo Internacional de Socorro ao Mar de Aral; Lucía de Strasser, diretora de assuntos ambientas da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE); Luiz Felipe Carbonell, diretor de coordenação de Itaipu Binacional; Wilson Nobre, professor e pesquisador do Fórum de Inovação da Fundação Getúlio Vargas (FGV); e André Viegas, idealizador do projeto Pisco de Luz, na comunidade Kalunga.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.