Rádio Câmara

Salão Verde

Saúde em perigo diante das mudanças climáticas

Saúde em perigo diante das mudanças climáticas

28/11/2022 - 12h00

  • Saúde em perigo diante das mudanças climáticas

Salão Verde mostra os perigos à saúde humana diante de eventos climáticos extremos cada vez mais intensos e frequentes. O programa traz a experiência dos Médicos Sem Fronteira (MSF) no atendimento às vítimas de enchentes e deslizamentos de terra após os volumes recordes de chuva em Itabuna-BA, Petrópolis-RJ e Recife-PE neste ano. Especialistas apontam a necessidade de rearranjo profundo no socorro emergencial a fim de lidar com os danos imediatos à saúde física e os traumas latentes que as catástrofes climáticas deixam nas vítimas e nos profissionais de saúde que as atendem. O quadro “GeoLógicas” apresenta alertas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de pesquisadores brasileiros sobre os efeitos de longo prazo dos eventos extremos, além da relação entre mudanças climáticas, desequilíbrio ecossistêmico, proliferação de microrganismos e surgimento de novas doenças.

Pontos de vista nesta edição: Nádia Duarte Marini, psicóloga dos Médicos Sem Fronteira (MSF); Sonaira Souza da Silva, doutora em ciências tropicais florestais e professora da Universidade Federal do Acre (UFAC); e Ana Cláudia Franco, virologista e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.