Rádio Câmara

Reportagem Especial

Educação de Crianças e Jovens para a Cidadania - Capítulo 1

24/11/2022 - 00h00

  • Educação de Crianças e Jovens para a Cidadania - Capítulo 1

Capítulo 1

Várias iniciativas querem aproximar as crianças do universo político, a partir de um conteúdo com linguagem para elas e uma educação para a cidadania de caráter apartidário. A Câmara dos Deputados, por exemplo, tem o portal Plenarinho. O projeto Câmara Mirim leva crianças a experimentar a simulação de uma experiência legislativa. Em Balneário Camboriú (SC), há a eleição de vereadores mirins na Câmara Municipal.

Entrevistados: Ana Claudia Lustosa, coordenadora dos programas educativos Plenarinho e Câmara Mirim; Edson Gil, jornalista e doutor em Ciência Política pela UFPR; Maria Julia Beccaro, estudante de Rio Claro (SP); Jorge Valenga Filho, funcionário da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú (SC); Sérgio Senna, consultor legislativo da Câmara e psicólogo.

Capítulo 2

Estudantes do Ensino Médio e jovens universitários têm oportunidade de vivenciar, mais de perto, o processo legislativo. A Câmara dos Deputados tem programas como o Parlamento Jovem, que está sendo remodelado e pretende estimular o estudo da aplicação de políticas públicas em estados e municípios. O Politeia é uma atividade de extensão da Universidade de Brasília apoiada pela Câmara, que faz uma simulação das atividades do Parlamento. E o Estágio Visita é outra maneira de aproximar os universitários do dia-a-dia do Congresso Nacional.

Produção de João Paulo Florêncio

Trabalhos técnicos de Tony Ribeiro

Reportagem e locução de Eduardo Tramarim

Edição de Claudio Ferreira

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h

MAIS CONTEÚDO SOBRE