Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Professora Rosa Neide: Formação de professores da educação básica deve atender questões locais

10/11/2022 -

  • Entrevista: Dep. Professora Rosa Neide (PT-MT)

A prorrogação até 2024 do prazo de implantação das novas diretrizes nacionais para a formação de professores da educação básica, definida pelo Conselho Nacional de Educação, é importante para adequar os currículos das faculdades às especificidades locais, segundo a visão da Deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), que está à frente de audiência pública sobre o tema. Ela historia que a nova grade foi normatizada pelo Ministério da educação sem levar em conta as discussões que vinham sendo realizadas pelo CNE e as instituições de ensino com pouca abertura para a adequação dos currículos às necessidades e interesses das comunidades com relação a seus estudantes.

Os resultados do encontro, de acordo com a parlamentar, vão ser repassados às autoridades que tratam da educação no Brasil e também à equipe de transição do novo governo. A deputada lembra que a formação dos professores tem efeito sobre o desempenho dos quase 50 milhões de alunos matriculados na escola básica brasileira.

Professora Rosa Neide aponta que a carreira de professor não é atrativa no Brasil, onde o respeito ao profissional da educação tem falhas e também por conta dos baixos salários, inclusive porque alguns estados e muitos municípios não cumprem o piso salarial nacional da categoria.

Apresentação: Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo