Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Arnaldo Jardim: Fiagro se consolida como fonte de financiamento para atividades agropecuárias

10/11/2022 -

  • Entrevista - Dep. Arnaldo Jardim (Cidadania-SP)

Desde o início das operações do Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro), no mercado de capitais, já foram captados perto de R$ 7 bilhões de reais em aplicações de perto de 126 mil investidores, e os resultados do novo modelo são tema de debate na Câmara, a pedido do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), autor da proposta que resultou na lei do Fiagro.

O parlamentar credita o sucesso das operações ao bom desempenho recente do setor agropecuário nacional, que responde hoje por cerca de 27% do PIB brasileiro, com mais dinamismo do que a indústria, comércio e serviços. E acrescenta que o fundo de financiamento agropecuário também serve como alternativa de investimentos na busca por maiores rendimentos em relação a outras opções, inclusive porque o Fiagro parte de aportes de R$ 500, o que contempla desde o pequeno até o grande investidor.

Arnaldo Jardim acredita que o fundo vá se consolidar cada vez mais entre as alternativas de ativos de investimentos, a partir da experiência já apresentada por investidores, profissionais do mercado e dos próprios produtores. Ele ainda antecipa que o Fiagro poderá ser o principal financiador das grandes atividades agrícolas, reservando cada vez mais o Plano Safra e outras linhas oficiais de crédito para o fomento aos pequenos produtores rurais.

Apresentação: Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE