Rádio Câmara

Kalimba

AFRIMA 2022 - Pop e Contemporâneo

AFRIMA 2022 - Pop e Contemporâneo

13/11/2022 - 14h00

  • AFRIMA 2022 - Pop e Contemporâneo - BLOCO ÚNICO

  • AFRIMA 2022 - Pop e Contemporâneo - BLOCO 1

  • AFRIMA 2022 - Pop e Contemporâneo - BLOCO 2

  • AFRIMA 2022 - Pop e Contemporâneo - BLOCO 3

Kalimba  prossegue na cobertura do prêmio AFRIMA - All Africa Music Awards, em 2022 na sua oitava edição. O AFRIMA é o prêmio mais importante da música da África, e é promovido pela União Africana, a organização de reúne os governos dos países do continente.

Nesta edição vamos conhecer os nomeados a duas categorias muito próximas: a de Melhor canção Pop e Melhor canção Africana Contemporânea. Como o Pop é um estilo contemporâneo, é comum no AFRIMA o mesmo artista ser nomeado para as duas categorias, defendendo em cada uma delas uma canção.
É o caso do nigeriano Adekunle Gold. Outro nigeriano nomeado é Kizz Daniel, na categoria Pop.
Outro país com dois indicados na categoria Contemporâneo do Afrima 2022 é a Tanzânia, com Fadilee Itulya (em parceria com Fidq e Taz Goemi), e com Alikiba. Há também dois representantes da RDC (República Democrática do Congo): o astro Fally Ipupa, e também um veterano na música do Congo que já foi condecorado com a Ordem do Mérito Congolês: Roga-Roga, nome artístico de Ibambi Okombi Rogatien.
Na categoria Pop destacamos três concorrentes de países de língua portuguesa: o angolano Matias Damásio, e duas caboverdianas, a jovem cantora Ronísia (foto), que mora na França, e a consagrada Soraya Ramos.

 

Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Carlos Augusto

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES