Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Denis Bezerra: Aumento da população idosa exige políticas públicas específicas para o segmento

09/11/2022 - 08h00

  • Entrevista - Dep. Denis Bezerra (PSB/CE)

Por ocasião da sessão solene que lembra o dia nacional e internacional do idoso, o deputado Denis Bezerra (PSB-CE) avalia que o Estado tem deixado a desejar nas políticas públicas voltadas para o segmento. O parlamentar, que também é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara, lamenta que a situação aconteça num período em que a população idosa cresce no país, atingindo perto de 15% do total de brasileiros.

Entre as ações que o parlamentar considera necessárias, está o fortalecimento das instituições de longa permanência, muitas delas públicas, mas sem financiamento adequado para acolher os idosos que não têm autonomia e, muitas vezes, são abandonados pelas próprias famílias.

Estimativas apontam que em 30 anos os idosos serão um quarto da população, e o índice requer, de acordo com o deputado, ações que ampliem a participação do segmento no mercado de trabalho. Denis Bezerra lamenta que hoje muitas pessoas consideram que o idoso, depois que se aposenta, não pode mais produzir e não contribui mais para o desenvolvimento da sociedade, o que reflete um preconceito da sociedade conhecido como idadismo ou etarismo.

Apresentação: Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo