Rádio Câmara

Salão Verde

Lições de Bruno Latour: antinegacionismo climático

Lições de Bruno Latour: antinegacionismo climático

14/11/2022 - 12h00

  • Lições de Bruno Latour: antinegacionismo climático

Salão Verde desvenda as lições de Bruno Latour, referência obrigatória na atual consciência ecológica do Brasil e do mundo. O filósofo, antropólogo e sociólogo francês nos deixou em outubro, aos 75 anos, em Paris. Suas ideias de ecologia política, “teoria ator-rede”, “parlamento das coisas”, entre outras, receberam prêmios internacionais, influenciaram o ambientalismo no Brasil e repercutiram em várias conferências climáticas da ONU (COPs). A farta obra literária e a consciência ecológica de Latour são contundentes contra o negacionismo das mudanças climáticas e trazem propostas claras para a superação do que ele chama de “apatia” diante de eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes e catastróficos.

Pontos de vista nesta edição: Bruno Latour, em entrevista ao Ateliê de Humanidades em 2020; André Magnelli, filósofo, sociólogo e diretor do Ateliê de Humanidades; e Stelio Marras, antropólogo, filósofo e professor do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP), especializado em antropologia e meio ambiente.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.