Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Nilto Tatto: Brasil deve retomar compromisso de zerar desmatamento ilegal até o ano de 2035

07/11/2022 -

  • Entrevista - Dep. Nilto Tatto (PT-SP)

A comunidade internacional espera que o Brasil reafirme o compromisso de eliminar o desmatamento ilegal até 2035, meta que outros países também não têm conseguido alcançar ao longo dos anos, segundo aponta o deputado Nilto Tatto (PT-SP), que está participando da nova conferência das Nações Unidas sobre o clima, a COP-27, no Egito. O parlamentar lembra que o país é responsável por menos de 5% das emissões de gases que provocam o aquecimento global, mas 70% disso são queimadas e supressão de vegetação nativa, principalmente na Amazônia.

A redução dos gases de efeito estufa, na visão do congressista, passa por financiamento internacional para criar condições para que cada país, em especial as nações em desenvolvimento, cumpra efetivamente os compromissos adotados ao longo dos eventos globais sobre o clima.

Nilto Tatto defende ainda que o Brasil possui condições de manter a atividade agropecuária sem abrir novas fronteiras agrícolas, sendo necessária a recuperação dos perto de 100 milhões de hectares somente de terras de pastagens degradadas a partir de políticas públicas. A produção de alimentos, complementa o parlamentar, é indispensável para que o país volte a ter ações públicas de combate à fome, iniciativa na qual o Brasil já foi referência mundial, junto ao enfrentamento da crise climática.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo