Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Weliton Prado: Fundo nacional pode garantir ciclo completo para o tratamento de câncer no Brasil

03/11/2022 -

  • Entrevista - Dep. Weliton Prado (Pros-MG)

A comissão especial que analisa políticas de enfrentamento ao câncer no Brasil defende a criação de um fundo nacional, com várias fontes de recursos, para o tratamento de pacientes no Sistema Único de Saúde, que hoje não dispõe de iniciativas mais modernas, como a cirurgia robótica para a cirurgia de próstata, a segunda causa mais comum de câncer entre os homens. A importância do diagnóstico precoce é o ponto principal, aliás, da campanha Novembro Azul, segundo lembra o presidente do colegiado, deputado Weliton Prado (Pros-MG).

O fundo de financiamento faz parte de uma política nacional de enfrentamento ao câncer, também já discutida e votada na comissão, que tem por objetivo garantir o ciclo completo de tratamento do câncer, incluindo nutrição, reabilitação e definindo regras para o SUS receber os pacientes. O texto deve ser agora analisado pelo conjunto dos deputados.

No Brasil o câncer de próstata matou 16 mil pessoas em 2021, e para este ano a estimativa é de 65 mil novos casos. Weliton Prado reitera que o homem deve deixar seu machismo e preconceito de lado para fazer o exame de toque, que pode detectar precocemente a doença, e também aponta a necessidade de manter hábitos saudáveis, evitando bebida e cigarro e abandonando práticas sedentárias.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo