Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Claudio Cajado: Novo presidente terá que tomar a iniciativa do diálogo em busca de consensos políticos

01/11/2022 -

  • Entrevista - Dep. Claudio Cajado (PP-BA)

Para superar a clara divisão política observada ao longo da campanha eleitoral, o deputado Claudio Cajado (PP-BA), líder do governo na Comissão Mista de Orçamento, defende o estabelecimento de diálogos em busca de consensos, e reconhece que no novo governo terá grande dificuldade em administrar o país caso não consiga atrair partidos que, nas eleições, apoiaram o atual presidente. No caso específico do Orçamento, o parlamentar afirma que deve haver uma manifestação clara da nova equipe de governo para que deputados e senadores promovam mudanças no texto que já foi apresentado ao Congresso Nacional, como por exemplo para garantir os R$ 600 de Auxílio Emergencial, contra os R$ 400 apresentados.

Claudio Cajado entende que o Brasil precisa também avançar em reformas, citando especialmente a tributária, mas também mudanças nos mecanismos políticos e eleitorais, além de alterações na estrutura de funcionamento do Estado brasileiro, do ponto de vista administrativo. Ele lembra, no entanto, que o próximo Congresso, eleito no início de outubro, tem perfil mais conservador, ante à característica mais reformista do atual quadro parlamentar.

Ainda assim, Claudio Cajado acredita em uma transição tranquila entre governos, citando a busca de convergências para uma mudança pacífica e sem traumas.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo