Rádio Câmara

Reportagem Especial

Educação para a Cidadania - Capítulo 2

08/11/2022 - 00h00

  • Educação para a Cidadania - Capítulo 2

Capítulo 1

Uma experiência pioneira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que está completando 30 anos, mostrou que a educação poderia ser uma ferramenta poderosa para preparar tanto os servidores públicos quanto a população em geral para a cidadania e a democracia. Hoje em dia, escolas espalhadas por todo o país promovem a difusão deste conhecimento. Há iniciativas para cidadãos de todas as idades.

Capítulo 2

Além do trabalho da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na estruturação de cursos sobre democracia e cidadania, merecem destaque outras propostas, como a publicação de livros que “traduzem” as leis para uma linguagem mais simples, iniciativa da Câmara Municipal de Pouso Alegre (MG) ou o lançamento de três volumes sobre eleições pela Câmara dos Deputados.

Entrevistas nesse capítulo:

Ruth Schmitz, gerente geral da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas Gerais; Dep. Patrus Ananias – PT-MG; Margareth Butori – coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo Sarah Eloy (Betim-MG); Madu Macedo, funcionária aposentada da Câmara Municipal de Pouso Alegre (MG); Geraldo Leite, diretor da Consultoria Legislativa da Câmara; Ricardo Rodrigues, consultor legislativo da Câmara

Capítulo 3

O sucesso das escolas do Legislativo, que difundem conhecimentos sobre cidadania e democracia, está diretamente ligado ao apoio dos parlamentares e à garantia de recursos orçamentários. O trabalho em rede, com o intercâmbio de profissionais e de conteúdo entre as diversas instituições, também aumenta a qualidade do serviço oferecido à população.

Produção -  João Paulo Florêncio

Trabalhos técnicos – Nilton Gomes

Edição – Vera Morgado

Reportagem e apresentação – Cláudio Ferreira

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h

MAIS CONTEÚDO SOBRE