Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Acompanhamento das eleições rende recomendações de aprimoramento do processo para a Justiça Eleitoral

27/10/2022 -

  • Entrevista - Ana Cláudia Santano

A Transparência Eleitoral Brasil mais uma vez vai acompanhar o processo de votação em segundo turno em diversos locais do país. Coordenadora da organização, Ana Cláudia Santano explica que a prática, relativamente nova no Brasil mas comum em outros países, consiste na observação silenciosa, imparcial e independente do dia das eleições, com a coletada de dados que culmina em recomendações para aprimorar o processo eleitoral do ponto de vista organizacional e administrativo.

No primeiro turno, a entidade já verificou problemas na acessibilidade aos centros de votação, especialmente para as pessoas com deficiência. Por outro lado, Ana Claudia comenta que a Justiça Eleitoral reforçou o treinamento dos mesários, para buscar diminuir as filas que se formaram em algumas sessões eleitorais em todos os estados, principalmente na primeira hora de votação, no final da manhã e no final da tarde.

A ativista ainda observa que a Transparência Eleitoral Brasil tem um canal para receber denúncias de irregularidades no processo eleitoral, bem como um capítulo completo em suas recomendações de primeiro turno com explicações sobre o sistema eletrônico de votação, desde a preparação das máquinas até a transmissão dos dados e totalização dos votos pelo TSE, para evitar a desinformação sobre a segurança das urnas eletrônicas.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo