Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Resultados do segundo turno das eleições para presidente devem ser divulgados até as 21h30 de domingo

27/10/2022 -

  • Entrevista - Roberval Belinati

A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral é de que o resultado final para a eleição presidencial em segundo turno, bem como nos 12 estados em que a eleição não foi definida em primeiro turno, seja divulgado até as 21h30 do domingo. O desembargador Roberval Belinati, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, aponta que a preparação da Justiça visa um processo seguro, transparente e pacífico, inclusive pela mobilização das forças de segurança em todos os estados.

Os tribunais eleitorais em todo o Brasil também realizaram iniciativas para diminuir as filas nas sessões de votação, com o treinamento híbrido dos mesários e com orientações sobre a condução dos eleitores à mesa e à urna eletrônica. Apenas no Distrito Federal, como lembra o desembargador, cada sessão conta com aproximadamente 400 eleitores.

Roberval Belinati comenta ainda que o transporte público gratuito, que deve ser oferecido em grande parte dos municípios brasileiros, pode contribuir para a diminuição da abstenção, que chegou perto dos 21% no primeiro turno, um índice semelhante ao de processos eleitorais passados. O desembargador também observa que a eleição deve ser um momento de reconciliação nacional, para reconstruir o Brasil, corrigir os erros e esquecer as diferenças políticas e ideológicas.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo