Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Dr. Zacharias Calil: Distribuição adequada de insulina contra diabetes vai evitar desperdício de doses

26/10/2022 -

  • Entrevista - Dep. Dr. Zacharias Calil (UNIÃO-GO)

Duas comissões da Câmara acompanham o debate sobre a disponibilização da insulina análoga de ação rápida pelo Sistema Único de Saúde, para evitar o desperdício de doses, como aconteceu após determinação do Ministério de Saúde que condicionou a distribuição do remédio junto ao componente especializado, o que implica na necessidade de acesso recorrente a médico endocrinologista, preenchimento de laudo para solicitação, avaliação e autorização para medicamentos deste componente.

Autor de um dos requerimentos para a realização do encontro das comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e de Seguridade Social e Família, o deputado Dr. Zacharias Calil (UNIÃO-GO) explica que o Parlamento e entidades da sociedade civil têm buscado estratégias para garantir a oferta da insulina de ação rápida com menos burocracia.

O congressista aponta que a determinação do Ministério provocou o desperdício de alto entre 900 mil e 1,4 milhão de canetas, do total de 8 milhões de doses que foram adquiridas em 2018, inclusive pela falta de equipamentos de refrigeração e de profissionais farmacêuticos nas unidades básicas de saúde.

Dr. Zacharias Calil aponta que a oferta de medicamentos avançados vai beneficiar os cerca de 16 milhões de adultos afetados por diabetes tipo 1 no país, gerando gastos superiores a US$ 42 bilhões no ano passado. Há ainda 18 milhões de adultos com alto risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE