Rádio Câmara

Salão Verde

Astronomia e Astrofísica muito além das galáxias

Astronomia e Astrofísica muito além das galáxias

24/10/2022 - 12h00

  • Astronomia e Astrofísica muito além das galáxias

Apesar de recentes imagens de buracos negros, descoberta de novos planetas e desvio de rota de asteroides, a humanidade só conhece 5% da imensidão do universo. Com a ajuda de astrônomos e astrofísicos, Salão Verde vai em busca dos outros 95% do cosmos, constituídos de “matéria e energia escuras”, ou seja, ainda desconhecidas. O programa traz as conclusões de conferência internacional promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que reuniu renomados cientistas, como Brian Schmidt, prêmio Nobel de Física de 2011, e Rob Adam, que comanda a construção do maior telescópio do mundo, o SKA, com lançamento previsto parta 2027. Confira o atual estágio de observação do universo pelos supertelescópios Hubble e James Webb e por meio de ondas gravitacionais, raios cósmicos, neutrinos e astropartículas. Tudo em busca de respostas para perguntas como: de onde viemos e para onde caminham as galáxias? A Câmara dos Deputados tem garantido recursos para alguns desses estudos por meio de emendas parlamentares ao Orçamento da União. A Casa já aprovou acordos internacionais para pesquisas cósmicas no continente sul-americano (Dec. Leg. 99/15) e analisa proposta (PL 1972/21) de incentivo ao astroturismo em unidades de conservação da natureza. Foto: histórica imagem profunda do universo e do aglomerado de galáxias, revelada em 2022 (Fonte: NASA/Telescópio James Webb)

Pontos de vista nesta edição: Beatriz Barbuy, professora do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP) e ex-presidente da União Astronômica Internacional (IAU); Ângela Olinto, reitora da Divisão de Ciências Físicas da Universidade de Chicago (EUA) e especialista em astropartículas; Ronaldo Pilli, vice-presidente do Conselho Superior da FAPESP; e Roberta Duarte, astrofísica e pesquisadora da USP.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.