Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Airton Faleiro: barreiras sanitárias evitam disseminação da Covid-19 em áreas indígenas

06/10/2022 -

  • Entrevista - Dep. Airton Faleiro (PT-PA)

Com a aprovação da medida provisória que determinou a instalação de barreiras sanitárias para evitar a disseminação da Covid-19 em áreas indígenas, o relator da proposta, deputado Airton Faleiro (PT-PA) destaca a garantia de pagamento aos servidores públicos, tanto federais quanto militares estaduais, que são responsáveis pela formação das contenções.

O parlamentar avalia que o tema deveria ter entrado em vigor ainda no início da pandemia, por provocação da frente parlamentar indígena, organizações de defesa dos povos originais e das próprias lideranças das comunidades, mas foi implantado apenas depois de o Supremo Tribunal Federal determinar ao governo a adoção de medidas específicas, especialmente para proteção dos povos isolados.

A adoção de barreiras, bem como às iniciativas de controle dos próprios povos indígenas, são consideradas por Airton Faleiro como fundamentais para que o número de contaminações e mortes não tenha sido maior. No entanto, ele aponta que declarações vindas de representantes do governo federal prejudicaram a proteção contra a Covid-19 em muitas terras indígenas, já que algumas lideranças acabaram acreditando nas orientações para não usar máscaras, controlarem o trânsito de pessoas de fora e tomarem a vacina contra o coronavírus, gerando conflitos no interior das comunidades e provocando a necessidade de campanhas específicas pela imunização e isolamento.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo