Rádio Câmara

Kalimba

FELA DAY 2022

FELA DAY 2022

09/10/2022 - 14h00

Todos os anos no dia 15 de outubro milhares de artistas no mundo inteiro se reúnem para comemorar o Fela Day, o aniversário do nascimento de Fela Kuti, simplesmente o criador do AfroBeat.

O multi-instrumentista Fela Kuti nasceu na Nigéria no dia 15 de Outubro de 1938 e morreu em 2 de Agosto de 1997, aos 58 anos.  Sua grande obra foi a criação, nos anos 70, de um novo gênero do Jazz, que podemos descrever resumidamente como o encontro do Funk norte-americano com os ritmos yorubá. Assim nasceu o AfroBeat, há 50 anos.

Além do som dos metais, com suas letras incisivas, Fela Kuti fez do Afrobeat um veículo de denúncia contra as ditaduras militares que governaram a Nigéria e outras jovens nações africanas, naquele período. Ele criou em sua casa, na cidade de Lagos, a República Kalakuta, uma espécie de sociedade alternativa, onde vivia com sua família, seus músicos e suas mulheres. Em 1978  o exército nigeriano invadiu a casa, e nesse ataque a mãe de Fela Kuti, a líder feminista nigeriana Funmilayo Ransome-Kuti, acabou sendo assassinada.

Fela Kuti deixou uma obra extensa que influenciou o jazz no mundo inteiro.

Nesta edição, além de temas originais de Fela Kuti, Kalimba traz a produção de seus filhos Seun Kuti e Femi Kuti, do neto Made Kuti, e de bandas brasileiras de Afrobeat, como  as paulistanas  Funmilayo Afrobeat Orquestra, Bixiga 70 e a baiana  Banda IFÁ (Salvador).

Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:       Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES