Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Sílvia Cristina: Plano nacional de combate ao câncer define políticas efetivas do poder público

05/10/2022 -

  • Entrevista - Sílvia Cristina (PL-RO)

Câmara e Senado vão apresentar, no dia 8 de novembro, o plano nacional de combate ao câncer, que vai servir para orientar o Poder Executivo sobre as ações efetivas necessárias para que o Brasil avance na prevenção do câncer, segundo antecipa a deputada Sílvia Cristina (PL-RO). O câncer de mama, tema da campanha Outubro Rosa, é a primeira causa de morte pela doença na população feminina e, segundo estimativas, deve ter mais de 66 mil novos casos diagnosticados ao longo de 2022.

Outra frente de atuação dos parlamentares que se voltam ao tema é a reivindicação para que o Sistema Único de Saúde ofereça o exame gratuito para mulheres com menos de 40 anos, data estipulada nos protocolos públicos de saúde. A própria deputada Sílvia Cistina teve seu diagnóstico aos 32 anos.

A parlamentar aponta que, além de informações mais disseminadas sobre a importância da prevenção e do início precoce do tratamento, falta conhecimento da população sobre o direito ao tratamento do câncer de mama e outras modalidades da doença pelo SUS. Ela alerta ainda que o poder público deve aprimorar o acesso ao diagnóstico e tratamento em regiões mais distantes, em comunidades ribeirinhas ou outras áreas isoladas, que não têm acesso à saúde de qualidade.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo