Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Avanço do perfil conservador de deputados e senadores mantém tendência histórica do Parlamento

03/10/2022 -

  • Entrevista - Carolina Botelho

Na avaliação da professora Carolina Botelho, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, o crescimento da bancada conservadora no Congresso Nacional, que foi detectada nestas eleições, confirma uma tendência histórica do Parlamento. Mas ela alerta que é necessário aguardar as primeiras movimentações dos parlamentares, a partir de 2023, para entender qual a direção das pautas que vão ter mais espaço entre os deputados e senadores.

A especialista lembra que o Congresso precisa dialogar com o Poder Executivo, o que acaba funcionando como uma caixa de ressonância dos interesses da sociedade. Mesmo com o eventual crescimento de uma bancada mais conservadora, Carolina Botelho não acredita que seja possível afirmar que esse grupo tem força suficiente para mudar o que ela chama de espírito da Casa, e por isso entende que a tendência é que as pautas sigam um meio termo entre as pautas de costumes e outras propostas.

De todo modo, a direção do Parlamento vai depender do resultado presidencial em segundo turno. A professora aponta ainda que o diálogo com os governadores também influencia os grandes temas em debate no Congresso.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo