Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Maior parte dos votos nos estados deve ser totalizada em até duas horas após o encerramento da votação

30/09/2022 - 08h00

  • Entrevista - Desembargador Roberval Belinati

Com a unificação do período de votação entre 8h e 17h em todo o Brasil, a Justiça Eleitoral espera que em duas horas uma parcial substancial dos votos nos estados já esteja disponível nos computadores do Tribunal Superior Eleitoral. O desembargador Roberval Belinati, presidente do TRE-DF, explica que o eleitor deve estar preparado para votar neste período, separando seu título de eleitor, pesquisando o local de votação e anotando os números de seus candidatos a presidente, governador, senador e deputados.

O magistrado lembra que o eleitor pode, até este sábado, baixar o título para o seu celular, facilitando o processo de identificação em sua sessão eleitoral. Ele acrescenta que o aparelho pode ser levado até a sala, mas não até a cabine de votação, para tirar fotografia ou filmar o momento do voto.

Roberval Belinati orienta ainda que não haja aglomeração, especialmente próximo aos locais de votação, o que pode caracterizar boca de urna, um crime eleitoral. Por outro lado, o eleitor pode usar até mesmo roupa mencionando seus candidatos, mas de maneira silenciosa.

Na entrevista, o presidente do TRE-DF também pontua como será a resposta da Justiça Eleitoral, mesários e agentes de segurança pública no tratamento aos eleitores que provocarem tumulto nas sessões eleitorais ou insistirem em entrar com armas nas sessões eleitorais.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo