Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Transporte urbano precisa ser pensado pelas prefeituras ao lado da infraestrutura de saneamento e energia

29/09/2022 -

  • Entrevista - Joaquim José Guilherme de Aragão

Os planos de desenvolvimento dos municípios devem combinar o transporte público e a mobilidade urbana com as políticas de infraestrutura de energia e saneamento básico, para orientar o crescimento adequado das cidades, segundo avalia o professor Joaquim José Guilherme de Aragão, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília. Segundo o especialista, grande parte das prefeituras hoje se preocupa em realizar obras de infraestrutura que muitas vezes não são pensadas para aprimorar a mobilidade urbana, nem mesmo para facilitar a circulação dos automóveis.

Ele defende que o sistema de transporte público tenha prioridade para incentivar o usuário a deixar de utilizar seu automóvel particular, diminuindo o volume de veículos em circulação, mas aponta que em geral faltam informações básicas sobre horários, itinerários das linhas, o que desestimula o uso dos equipamentos públicos.

Para o professor Joaquim Aragão, os contratos de concessão do transporte público municipal devem estabelecer metas de desempenho e precisam ser desenhados em função de uma política de mobilidade. Hoje, em geral, a questão do transporte é resolvida apenas com a ampliação de subsídios a categorias.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo