Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Mudança demográfica, ação dos governos estaduais e guerra de facções contribuem para menos homicídios

29/09/2022 -

  • Entrevista - Arthur Trindade

Na visão do professor Arthur Trindade, diretor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília, a queda nos homicídios verificada nos últimos anos se deve a três fatores principais: a queda no percentual de jovens no total da população; atuação dos governos estaduais na implantação de planos de segurança pública focados em dados e análises; e a alteração na dinâmica da guerra das facções, com a morte de lideranças e mudança no regime penal.

O especialista nega que a ampliação das possibilidades de posse e porte de armas tenha efeito sobre os índices, ao lembrar que a queda nos homicídios já vem sendo verificadas há pelo menos oito anos em diversos estados, e apenas em São Paulo há mais de 20 anos. E acrescenta que os homicídios aumentaram na Região Norte, área onde o número de armas em circulação foi mais ampliado.

Arthur Trindade comenta que direitos humanos e segurança pública não são antagônicos, na medida em que as polícias com menor taxa de violações são também as mais bem sucedidas em taxas de combate à criminalidade.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo