Rádio Câmara

Salão Verde

Emenda de Kigali e a proteção à camada de ozônio

Emenda de Kigali e a proteção à camada de ozônio

03/10/2022 - 12h00

  • Emenda de Kigali e a proteção à camada de ozônio

Salão Verde traz os benefícios ambientas e sanitários da Emenda de Kigali, que complementa o Protocolo de Montreal e acaba de ser ratificada pelo Brasil após aprovação no Congresso Nacional. Trata-se de reforço na luta mundial de redução do aquecimento global e do uso de substâncias do dia a dia que aumentam o buraco na camada de ozônio. A Emenda de Kigali tem foco nos hidrofluorcarbonos (HFC), geralmente usados como fluido refrigerante de geladeiras, freezers e aparelhos de ar-condicionado. Em debate na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, especialistas mostraram que as medidas também têm impacto positivo no desenvolvimento tecnológico da indústria e no bolso do consumidor, por meio da redução do consumo de energia elétrica e da conta de luz. O quadro “GeoLógicas” mostra o papel fundamental da camada de ozônio na proteção do Planeta Terra e da humanidade diante de efeitos danosos dos raios ultravioleta do sol.

Pontos de vista nesta edição: Suely Machado Carvalho, integrante do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) e especialista sênior do Painel Assessor de Tecnologia e Economia do Protocolo de Montreal; Arnaldo Basile, presidente da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA); Clauber Leite, integrante do Observatório do Clima e coordenador da estratégia de energia do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC); e deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), um dos relatores da proposta de ratificação da Emenda de Kigali na Câmara.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.