Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Brasil tem que retomar espaço no cenário mundial

27/09/2022 -

  • Entrevista - Juliano Cortinhas

O Brasil precisa se reposicionar no cenário internacional, retomando posição condizente com o tamanho da sua economia, população e território. A opinião é de Juliano Cortinhas, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília.

Em entrevista ao Painel Eletrônico, Cortinhas destacou que, desde o governo Dilma Rousseff, passando por Michel Temer e Jair Bolsonaro, o país tem perdido espaço internacional. Segundo o professor, é preciso ter um papel relevante internacionalmente para ampliar as possibilidades de comércio com outros países e os investimentos externos no país.

Juliano Cortinhas frisou que, para garantir e expandir mercados para nossa produção agrícola no exterior, o Brasil precisa fazer também o dever de casa do ponto de vista ambiental e mostrar que tem combatido efetivamente o desmatamento e promovido o desenvolvimento sustentável. De acordo com o professor, a questão ambiental não é uma escolha, mas uma necessidade para o Brasil e o mundo.

Em relação à política de defesa nacional, Juliano Cortinhas destacou que o próximo governo e o Congresso eleito em outubro precisam também repensar os investimentos na área. O professor criticou a destinação de cerca de 80% do orçamento da defesa para pagamento de pessoal; com poucos investimentos, segundo ele, em tecnologia na área. Num cenário internacional de guerra entre Ucrânia e Rússia e de reposicionamento de potências, o Brasil precisa estar preparado para garantir segurança e integridade a seu território e riquezas, na avaliação do professor da UnB.

Apresentação – Ana Raquel Macedo

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo