Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Desafios da legislação de apoio à produção rural passam pelo reforço a políticas na agricultura familiar

26/09/2022 -

  • Entrevista - Sérgio Paganini Martins

Na visão do engenheiro agrônomo Sérgio Paganini Martins, professor da Universidade de São Paulo, o Congresso Nacional tem uma atuação muito efetiva em termos de apoiar o agronegócio, dando suporte a políticas públicas como o Plano Safra e um sistema de crédito bem eficiente. Ele defende porém a necessidade de um volume maior de recursos para o seguro agrícola.

Já na agricultura familiar, o professor acredita que ainda há um campo significativo a avançar, especialmente nas ações que garantam o abastecimento aos mercados locais e para o suprimento de elementos para uma alimentação saudável da população. Isto pode ser efetivado, segundo Sérgio Paganini Martins, com o reforço da assistência técnica aos pequenos produtores.

O grande desafio para o setor rural no próximo período, na avaliação do especialista, é se adequar às novas exigências de sustentabilidade na produção para que o segmento mantenha sua participação no PIB, incluindo a transformação dos produtos promovida pelas agroindústrias e agrosserviços.

Com os bons números alcançados pela agricultura nacional, o professor aponta que a insegurança alimentar pela qual passam 33 milhões de brasileiros não está vinculada à disponibilidade de alimentos, mas a desigualdade de renda, o que pode ser superado com políticas públicas que ampliem o acesso da população mais vulnerável aos resultados dessa produção agrícola.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo