Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Legislação brasileira deve assumir a vanguarda mundial em políticas com responsabilidade ambiental

26/09/2022 -

O Brasil deve deixar de agir de forma reativa a posicionamentos internacionais que envolvem o meio ambiente, passando a construir uma legislação antes da provocação da comunidade das nações, segundo a avaliação do biólogo Eduardo Bessa, professor da Universidade de Brasília. Ele lembra que a União Europeia avança em um pacote de leis excluindo a aquisição de produtos agropecuários de países que não tenham uma preocupação ambiental expressa.

O professor cita, por exemplo, as discussões sobre a utilização de defensivos agrícolas no manejo produtivo, porque em sua visão o mundo vai chegar a um momento de não admitir mais a compra de alimentos contaminados com agrotóxicos. Por outro lado, Eduardo Bessa aponta que o país possui uma legislação avançada em tópicos como unidades de conservação e demarcação de terras indígenas, em que pese as dificuldades de recursos e pessoal enfrentadas recentemente por órgãos do setor.

O especialista sugere ainda que o Brasil busque convencer parceiros internacionais a contribuir com a geração de desenvolvimento mais consciente, preservando a diversidade nacional ao mesmo tempo em que aproveita o potencial ambiental do país.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo