Rádio Câmara

Reportagem Especial

Eleições 2022 - Capítulo 2 - Reprise

27/09/2022 - 08h00

  • Eleições 2022 - Capítulo 2

Capítulo 1

O modelo de federação partidária será colocado à prova pela primeira vez nas eleições deste ano. Esse novo sistema substitui o modelo de coligação nas eleições proporcionais. Por ele, dois ou mais partidos se unem para concorrer sem precisar se fundir.  Entenda os resultados esperados com essa mudança.

Entrevistas nesse capítulo: deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e Antonio Augusto de Queiroz, analista político.

 

Capítulo 2

Em 2017, o Congresso Nacional aprovou Lei (13.487) que estabeleceu o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, um fundo público conhecido como fundo eleitoral, que foi pela primeira vez aplicado nas eleições gerais de 2018. Deputados e especialistas analisam se o modelo de financiamento com recursos públicos é o ideal e até que ponto essa forma de financiamento de campanhas partidárias democratiza a competição.

 

Capítulo 3

A sub-representação de mulheres e negros nos espaços políticos segue sendo realidade. Para diminuir essa desigualdade persistente, mudanças efetuadas nas regras eleitorais podem incentivar a participação feminina e negra nas próximas eleições.

 

Capítulo 4

Atacar por meios eficazes o problema da desinformação nas eleições sem colocar em risco a livre circulação de ideias é o grande desafio colocado para 2022.

 

Capítulo 5

A legislação eleitoral brasileira foi construída com a preocupação de tornar iguais as condições entre os candidatos. Essa preocupação com a igualdade levou a uma regulação detalhista, com proibições que impactam na propaganda eleitoral. Regulação restritiva que se amplia nestas eleições de 2022 quando pela primeira vez a Lei Geral de Proteção de Dados será aplicada no contexto eleitoral.

Produção – João Paulo Florêncio
Reportagem – Eduardo Tramarim
Edição  Vera Morgado

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h

MAIS CONTEÚDO SOBRE