Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Desafios da saúde passam pela valorização profissional, recursos e reestruturação de políticas públicas

22/09/2022 -

Professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Fernando Aith aponta que a recuperação do Sistema Único de Saúde passa pela formação e qualificação dos recursos humanos, o que inclui uma remuneração adequada e condizente para os profissionais da área. Ele acrescenta que o financiamento da saúde deve ser retomado, especialmente por parte da União, que vem diminuindo os repasses para o SUS desde 2014, aumentando o ônus para estados e municípios.

O terceiro fator apontado pelo especialista é a necessidade de uma reestruturação radical e intensa do programa de Estratégia de Saúde da Família, que promove a atenção primária e, segundo Fernando Aith, resolve 90% das necessidades de saúde da nossa população.

Ele aponta que a saúde pública foi prejudicada após a implementação do teto de gastos, mecanismo que limita o crescimento das despesas públicas à inflação registrada no ano anterior, e segundo estudos do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), vem restringindo a estruturação do sistema público e aprofundando as desigualdades regionais.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo