Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Turismo nacional sofre com falta de planejamento e com entraves burocráticos para financiamentos

21/09/2022 -

Entre os desafios para o setor de turismo, que vem retomando o ritmo de atividades após o período mais grave de pandemia, é a superação de questões burocráticas para a liberação do financiamento oferecido a partir de medida provisória votada ainda em 2020 pelo Congresso Nacional. O professor Fagno Tavares, do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UnB), aponta que o segmento é formado por muitas micro e pequenas empresas, que foram responsáveis por 62% dos empregos gerados recentemente no país.

O professor avalia ainda que falta planejamento e gestão, o que provocou um atraso do Poder Executivo no estabelecimento de políticas públicas emergenciais assim que a pandemia teve início, o que afetou o setor e pode atrasar a retomada completa das atividades turísticas no país. Ele aponta a necessidade de ações coordenadas entre o governo federal e as gestões estaduais e municipais, assim como com a participação das comunidades locais nas decisões sobre as prioridades do setor turístico.

O turismo faturou, no primeiro semestre de 2022, R$ 94 bilhões de reais, valor 33% superior ao mesmo período de 2021, e a perspectiva é de que o segmento gere quase dois milhões de empregos pelos próximos 10 anos.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE