Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Brasil regrediu na maioria das metas de desenvolvimento sustentável contidas na Agenda 2030

19/09/2022 -

Relatório do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 revela que o país regrediu em 65% das 168 metas de desenvolvimento sustentável pactuadas pelas Nações Unidas e 193 países, entre os quais o Brasil. A agenda se divide em três eixos interdependentes, social, econômico e ambiental, e segundo Juliana Cesar, assessora da instituição, o atraso se deve a escolhas políticas, dentre as quais se destaca a implementação do teto de gastos, que limitou o investimento em políticas sociais.

Ela antecipa que o GT, juntamente com a frente parlamentar mista em defesa dos objetivos de desenvolvimento sustentável, patrocina projeto que recoloca a Agenda 2030 como um dos princípios norteadores da construção das peças orçamentárias, medida que estava prevista no Plano Plurianual mas foi retirada por decreto do Poder Executivo.

Mobilização em frente ao Congresso Nacional, previsto para a próxima quarta, pretende promover e divulgar a Agenda 2030 e informar sobre os caminhos necessários para sua implementação. Para Juliana Cesar, a participação da sociedade é fundamental para impulsionar o cumprimento dos compromissos de desenvolvimento sustentável assumidos pelo Brasil.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo