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Regulação dos institutos de levantamento de dados pode conferir mais transparência às pesquisas

19/09/2022 -

  • Entrevista - João Feres Jr.

Coordenador do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, João Feres Jr. defende a regulação do mercado de pesquisas eleitorais para garantir mais confiabilidade aos resultados apresentados, principalmente nos levantamentos de intenção de votos. Ele cita em especial a situação em que empresas prestam serviços para candidatos e, caso sejam eleitos, são contratadas pela administração pública.

O especialista lembra que os institutos realizam dois tipos de pesquisa. O primeiro são os levantamentos divulgados, que podem ser feitos com patrocinador ou não, e têm efeito sobre a opinião pública, e o segundo são as pesquisas internas, contratadas pelas candidaturas para orientar as campanhas.

João Feres Jr. explica ainda que os resultados divergentes de pesquisas acontecem pelas diferenças de metodologia, a começar pela método de coleta das respostas, que pode ser pessoal em locais de grande fluxo, por telefone ou por visitas em domicílio.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

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