Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Capitão Augusto: Apoio à saúde mental deve começar já no período de formação dos policiais

19/09/2022 -

  • Entrevista - Dep. Capitão Augusto (PL-SP)

O Plenário da Câmara pode votar projeto que define ações de acompanhamento da saúde mental de agentes de segurança pública, e o relator da proposta, deputado Capitão Augusto (PL-SP), considera que os policiais, por enfrentarem episódios de violência ao longo de toda sua carreira, se deparam com ocorrências que vão desde brigas de família até conflitos armados, assassinatos, roubos e estupros. Ainda assim, segundo ele, as corporações não estão preparadas para dar apoio aos seus profissionais.

Na visão do deputado, a cultura brasileira inibe que as corporações e os próprios agentes de segurança de entenderem a importância de acompanhamento psicológico. Para mudar essa realidade, o projeto determina que a própria formação dos policiais já comece a abordar os problemas que vão ser enfrentados no dia a dia da profissão.

Outro ponto da proposta inclui vagas para psicólogos e psiquiatras, com o objetivo de conseguir detectar quando o profissional está demonstrando sinais de qualquer sintoma de depressão, ansiedade ou dependência química. Dados do Fórum de Segurança Pública apontam que, em 2018, 108 policiais cometeram suicídio, contra 91 em 2019, mas o deputado Capitão Augusto observa que as instituições não dispõem de informações confiáveis sobre a quantidade de profissionais que estão afastados.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo