Rádio Câmara

Kalimba

Orchestre Poly-Rytmo de Cotonou

Orchestre Poly-Rytmo de Cotonou

18/09/2022 - 14h00

  • Orchestre Poly-Rytmo de Cotonou - BLOCO ÚNICO

  • Orchestre Poly-Rytmo de Cotonou - BLOCO 1

  • Orchestre Poly-Rytmo de Cotonou - BLOCO 2

  • Orchestre Poly-Rytmo de Cotonou - BLOCO 3

Nesta edição Kalimba orgulhosamente apresenta o som, a força e o balanço da Orchestre Poly-Rytmo de Cotonou, diretamente do Benin.

A história da música da África passa em sua origem pelas grandes orquestras surgidas nas décadas de 50, 60 e 70, principalmente na África ocidental.

A Orchestre Poly-Disco surgiu no Benin, em 1966, combinando guitarras e metais do Jazz e da salsa com a percussão das cerimônias Vudu.  Ela deu origem à Tout Puissant (toda poderosa) Orchestre Poly-Rytmo de Cotonou. O resultado foi a antecipação do que seriam o Afrobeat, o Afrojazz e o AfroSoul nos anos 70 com Fela Kuti e Manu Dibangu. Em vinte anos gravaram mais de 500 músicas.

Nos anos 80, após o falecimento de alguns músicos fundadores, a Poly-Rytmo interrompeu suas atividades.  Voltou em 2009 com uma excursão pela Europa e o relançamento de coletâneas com antigas gravações dos anos 70 e 80, inclusive no moderno formato vinil. Suas últimas produções foram o álbum Cotonou Club, de 2011, e Madjafalao, lançado em 2016.

 

Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:       Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.